Jogos liberados na Apple Store Brasil

Categoria Jogos está liberada na Apple Store Brasil

Finalmente a categoria jogos foi liberada na App Store Brasil, na sexta-feira (06-04-2012). Os brasileiros que possuem iPhone e/ou iPad já podem baixar os jogos gratuitos ou comprar em dólar diretamente da iTunes Store, sem precisar “burlar” o sistema.

Há uma semana atrás fiquei frustado ao tentar comprar o aplicativo Cut the Rope. Já sabia que não era possível adquirir pela App Store brasileira, mas não imaginava o trabalho que teria para comprar na Apple Store americana. Imaginei que não teria problemas, pois possuo cartão de crédito internacional. Foi quando descobri que precisava de um endereço real americano e um cartão de crédito americano, o internacional não adiantava nada.

Existem diversos tutoriais pela internet ensinando como “burlar” o sistema e adquirir os jogos. Ensinam a procurar um endereço de um estabelecimento comercial americano pelo Google Maps e ainda estimulam a procurar um estado que não cobra impostos sobre os jogos. Ainda assim você teria problemas com o cartão de crédito, que não tem como burlar. Isso permitia baixar jogos gratuitos pela loja americana, mas não permitia comprar. Coisa que só era possível adquirindo um iTunes Gift Card, uma espécie de cartão pré-pago que permite compras de produtos na iTunes Store.

Após perceber o trabalho que teria e o fato de me sentir incomodado por ser forçado a me corromper, preenchendo com informações falsas meu Apple ID, que também está vinculado a minha conta de desenvolvedor, optei por desistir da compra do aplicativo e comecei a escrever um post indignado com o fato. Como o tempo foi muito curto na última semana, não conclui o post e fiquei sabendo da boa notícia que a categoria de jogos passou a ser liberada.

Sabe por que não era liberada a categoria de jogos aqui no Brasil? Um impasse entre a Apple e o Ministério da Justiça que não permite que conteúdos audiovisuais sejam distribuídos no país sem avaliação da classificação etária. Agora já consta um indicativo de classe etária dos jogos, mais ainda há um diferença do formato brasileiro que possui 6 faixas etárias e o formato americano que possui 4 faixas etárias.

Bom, assim que recebi o newsletter da App Store, comprei o Cut the Rope e fiquei muito feliz, pois o jogo é fantástico. Nos próximos posts prometo fazer uma análise desse jogo e falar sobre o desenvolvimento do mesmo. Já fiz o download de outros títulos que são sucesso também: Angry Birds, Pro Evolution Soccer e Fruit Ninjas.

Comentários

comentários


Notícias